Projetos inclusivos são realizados na UFG

26 de agosto de 2014

Basquete em cadeira de rodas, dança e capoeira fazem parte das atividades que são gratuitas e abertas ao público em geral.

O Laboratório de Atividade Física Adaptada e Grupos Especiais da Universidade Federal de Goias - Regional Catalão, desenvolve projetos de atividades inclusivas com pessoas com deficiência. As atividades oferecidas são basquete em cadeira de rodas, capoeira e dança.

A coordenadora do Projeto, professora Lana Ferreira dos Santos, relatou que o projeto é uma continuação de outro que já existia na área de basquete e que foi assumido pelo departamento de Educação Física dede 2011.

A partir de então, a proposta cresceu e além de ofertar as atividades o projeto também conta com apoio de outros cursos como Psicologia, Enfermagem e Engenharia Civil, além dos 12 alunos que são os monitores. Outros parceiros como Aspedec, Secretaria de Esportes, a empresa Inclusão e a Prefeitura Municipal acompanham as ações.

Cerca de 40 pessoas participam das aulas que são gratuitas e mistas, ou seja, pessoas com e sem deficiências podem participar. O transporte, inclusive, é realizado pelo projeto que buscam os que possuem dificuldade de acesso e os levam em casa para participarem das atividades.

Segundo a coordenadora, “O nosso foco é conscientizar as famílias e a comunidade sobre a importância de incluir estas pessoas na comunidade e mostrar o quanto são capazes. O resultado é gratificante e surpreendente. É muito bom ver o quanto estas pessoas têm a nos ensinar e o quanto a experiência é importante na vida dos alunos também”.

O Projeto de Extensão Dança Inclusiva: Dançando com as Diferenças é realizado todas as quintas-feiras no horário de 19 às 20h.

O Projeto de Extensão Capoeira Inclusiva: Gingando com as Diferenças ocorre às terças-feiras no horário das 19 às 20h.

E o Projeto de Extensão Basquetebol em Cadeira de Rodas realiza as atividades nos dias de segunda e quarta-feira no horário de 19 às 21h.

Todas as atividades são abertas ao público e são realizadas na própria universidade situada à Av. Dr. Lamartine P. de Avelar, 1120 e o telefone de contato é o (64) 3441-5311.

Fonte: Portal Catalão

Categorias: clipping