Dominó bioquímico

Data: 28 de agosto de 2014.

Veículo: Diário da Manhã.

Link direto: http://dm.com.br/texto/189044

Enviado em 28/08/2014 às 22h41

Dominó bioquímico

Pesquisa orientada por professor do IFG Aparecida receberá Prêmio SBPC de Popularização da Ciência

DIÁRIO DA MANHÃ

ASSESSORIA

O professor Rodrigo da Silva Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Aparecida de Goiânia – foi orientador de uma das pesquisas premiadas na categoria Ciências Biológicas do Prêmio de Popularização da Ciência 2014 da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional Goiás. A solenidade de premiação aconteceu ontem no auditório Marisa Roriz.

Rodrigo Santos será condecorado pela pesquisa intitulada “Dominó Bioquímico: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino da Respiração Celular”, que ele desenvolveu com seu aluno Erik Nelson de Paiva Melo, no Programa de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia da Universidade Federal de Goiás, ao qual o professor está vinculado como coordenador da área de “Bioquímica, Genética e Meio Ambiente” e como orientador de monografias. A premiação será vinculada às duas instituições: IFG e UFG.

O trabalho

A pesquisa Dominó Bioquímico trata de uma experiência aplicada em sala de aula levando em consideração as principais dificuldades apresentadas pelos alunos nos conteúdos de respiração celular. O jogo didático tem os mesmos princípios do dominó convencional, mas contendo perguntas e respostas sobre o conteúdo de respiração celular. A ferramenta pedagógica foi fabricada em duas versões, uma utilizando poliestireno expandido (um tipo de resina) e outra utilizando papel cartão, ambos materiais de baixo custo e fácil acesso.

O trabalho será publicado na forma de livro, com as demais pesquisas vencedoras do Prêmio. Ao todo, foram selecionados 24 trabalhos nas categorias Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Educação

Rodrigo Santos é doutor em Genética e Biologia Molecular e é professor de Biologia do IFG Aparecida de Goiânia nos cursos técnicos integrados de Agroindústria, Química e Edificações. Ele considera que o resultado do Prêmio SBPC à pesquisa Dominó Bioquímico representa o reconhecimento de uma visão moderna sobre o atual cenário da educação e da ciência brasileiras, em que é evidente, na opinião dele, a necessidade e a importância da criação de metodologias diversificadas que estimulem a participação e o interesse dos alunos nas aulas.

Algumas áreas da Biologia são consideradas de difícil aprendizagem por discentes e docentes, entre elas podemos destacar a bioquímica, por tratar de temas abstratos e de difícil visualização. Devido a isso, o processo de ensino-aprendizagem conservador e com pouca inovação mostra-se insuficiente”, afirma o professor. Ele explica que a metodologia desenvolvida na pesquisa vencedora mostrou-se altamente eficaz na aprendizagem, possibilitou maior interesse e participação dos alunos na aula de Biologia, além de ampliar a assimilação do conteúdo abordado em sala. O professor destaca a competência e o talento de seu aluno parceiro na pesquisa, Erik Nelson, que é biólogo e mestre em Ciências Moleculares. “Ele vai contribuir muito com a comunidade científica e com a sociedade brasileira”, comenta.

Popularização da Ciência

O Prêmio SBPC de Popularização da Ciência tem o objetivo de reconhecer e estimular estudantes de graduação e pós-graduação a popularizar a ciência e o conhecimento, diminuindo a distância entre a produção dos saberes científicos e a população, com temas desenvolvidos em linguagem mais criativa e acessível. Os trabalhos são escolhidos com base na relevância social e na valorização da popularização da ciência.

Categorias: clipping