Sessões comentadas

30 08 Cinema de Invenção

 

Data: 30/08/2014

Veículo: O Popular

Uma das maiores atrações da extensa programação do festival são as sessões comentadas, que começam amanhã. O público poderá assistir aos próprios diretores falando de suas obras, começando pelo português Rui Simões, que, às 20 horas, no Cine Cultura, vai falar sobre o emblemático Deus, Pátria, Autoridade, documentário de 1976 sobre o discurso do regime fascista de António de Oliveira Salazar. Na segunda-feira, às 17h30, o diretor vai comentar no Cine UFG o documentário O Bom Povo Português, que aborda o comportamento político da sociedade de seu país em meados dos anos 70.

Já o cineasta Andrea Tonacci, italiano radicado no Brasil, comenta alguns filmes da mostra em sua homenagem, Cinema da Transformação, na terça-feira, às 17h30, no Cine UFG. O artista, ao lado da montadora Cristina Amaral, apresenta outra sessão comentada na quarta-feira, às 20h30, no Cine Cultura.

A mostra Hambre – Foco América Latina Experimental terá uma sessão comentada pelo curador colombiano Sebastian Wiedemann, na quinta-feira, às 17h30, no Cine UFG. Já a diretora americana Abigail Child vai falar na sexta-feira, às 16h, no Cine Cultura, sobre o documentário Riding The Tiger: Letters from Capitalist China. Também na sexta, mas no Cine UFG, às 17h30, a diretora brasileira Helena Ignez exibe e comenta seu novo filme, Poder dos Afetos. No domingo, fechando o festival, a diretora Paula Gaitán vai comentar o premiado Exilados do Vulcão, seu primeiro longa-metragem de ficção, às 21 horas, no Cine Cultura.

MOSTRA COMPETITIVA

A mostra competitiva internacional, com 19 curtas e 17 filmes de longa-metragens, oferece um painel mundial da produção independente e experimental. O júri é composto pela cineasta e artista plástica Paula Gaitán, o documentarista goiano Lourival Belém Júnior e o mineiro Victor Guimarães, professor e crítica da revista Cinética.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping