Goiânia, capital da música de câmara

01 de setembro de 2014, O Popular

O popular

01 de setembro de 2014 (segunda-feira)

Evento: 2º Simpósio Internacional da Performance: Concerto de Música de Câmara

Data: De hoje a sexta-feira, às 20h30

Local: Centro Cultural UFG (hoje, terça, quarta e sexta) – Av. Universitária, nº 1.533, Setor Universitário – e auditório do Sesc Cidadania (quinta-feira) – Av. C-197, quadra 498, Jardim América

Entrada franca

Músicos renomados do Brasil e do exterior reúnem-se em Goiânia, de hoje a sexta-feira, para o 2º Simpósio Internacional de Performance, oferecendo ao público uma série de concertos de música de câmara. As apresentações, com entrada franca, serão realizadas no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, no Setor Universitário, e no auditório do Sesc Cidadania, no Jardim América. Todos os concertos serão realizados às 20h30.

A abertura do Simpósio, no Centro Cultural UFG, será com Shumann e A.Dvorack. Na terça-feira, no mesmo horário, a noite será dedicada a Glieri e Brahms. Na quarta-feira, o concerto é dedicado à música brasileira, com composições de Guarnieri, Neppomuceno, Mignone, M. Nobre, H. Curitiba e A. Vieira. Na quinta-feira o Simpósio muda de palco e se transfere para o Sesc Cidadania e o programa é centrado nas composições de Hummel e Schubert. Na sexta-feira, encerrando o simpósio, as apresentações voltam para o Centro Cultural da UFG e o repertório da noite será dedicada a V. Williams e Dvorak.

Com direção artística de Ana Flávia Frazão e coordenação-geral de Gyovana Carneiro, o evento traz a Goiânia vários músicos renomados que vão se revezar nas apresentações. O uruguaio Milton Masciadri toca contrabaixo – assim como o avô e o pai, com quem iniciou seus estudos na música. Morando atualmente nos Estados Unidos, Milton é professor na Universidade da Geórgia. Ele tem se apresentado como solista em diversas orquestras dos EUA, Itália, Espanha, Alemanha, Brasil e Uruguai, além de vários países da América Latina.

Para o piano, os concertos de câmara do simpósio vão contar com dois artistas. Michael Uhde e Ana Flávia Frazão. Uhde vem da Alemanha, onde é vice-reitor da Universidade de Música de Karlshure e é reconhecido pela pesquisa sobre a música de câmara brasileira. Ana Flávia, de Goiânia, formou-se na UFG e prosseguiu nos estudos de piano na Alemanha. Professora da UFG, ela é diretora artística de vários projetos para a divulgação e pesquisa da música erudita, entre eles o Concertos na Cidade e Concertos UFG.

Outro alemão que participa do simpósio é o violinista José Maria Blumenschein, spala da Orquestra Sinfônica WDR em Colônia. Ele ganhou vários prêmios com o quarteto de cordas Vertigo, do qual é fundador, apresentando-se em festivais na Europa e América do Norte. Já o músico venezuelano Nicolás Favero, também violinista, é spala da Orquestra de Teatro Argentino de La Plata e atua frequentemente como convidados em concertos no Brasil. Favero é membro fundador do Trio Alberto Williams.

Doutor em Artes Musicais, o canadense Mark Neumanm é professor de viola da Univeridade de Oklahoma desde 2009. Atualmente, ele se apresenta com vários grupos como Holmberg String Quartet, Chamber Players Oklahoma e Oklahoma City Orchestra. O norte-americano Dennis Parker é um reconhecido professor de violoncelo e desde 1988 dá aulas na Louisiana State University School of Music. Ele, que já morou no Brasil e atuou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, tem vários CDs e DVDs gravados executando obras do repertório tradicional de violoncelo, mas também é famoso por transcrever para o violoncelo obras originalmente escritas para outros instrumentos.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping