Setembro Verde alerta para a doação de órgãos e tecidos

01 de setembro de 2014, Goiás Agora

Será aberto oficialmente em Goiânia, nesta terça-feira, dia 2, a partir das 10 horas, o Setembro Verde– mês dedicado à sensibilização para doação de órgãos e tecido. No próximo dia 27 será celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Para marcar a data, durante todo este mês, monumentos públicos e prédios privados na capital vão ser iluminados com a cor verde. Integram a lista dos estabelecimentos a Assembleia Legislativa, o Shopping Bougainville, Faculdade Alves Faria (Alfa) e Salgado de Oliveira (Universo) e o Hospital Alberto Rassi (HGG)

Em Goiás, a Central de Transplantes é responsável por organizar uma série de ações voltadas à sensibilização da população goiana. Durante a abertura, no Cinema Lumière, no Shopping Bougainville, está programada a realização de um culto ecumênico, exposição de trabalhos acadêmicos, palestras sobre o tema e apresentação teatral abordando a temática. Pacientes recptores de órgãos e doador, no caso de doação intervivos, estarão presentes para relatar a experiência.

Programação
No dia 9 de setembro o Aeroporto Santa Genoveva recebe exposição sobre o tema e panfletagem. No dia 16 de setembro, haverá na Universidade Salgado de Oliveira a exibição do filme
Feitiço do Coração para o público da instituição, além de apresentação teatral e debate sobre o tema.

Nos dias 22 e 23, será a vez dos acadêmicos de medicina da UFG e da PUC-GO receberem um curso sobre Diagnóstico e Manutenção do Potencial Doador.O Hospital Alberto Rassi e de Doenças Tropicais (HDT) também receberão atividades da Central nos dias 24 e 25, respectivamente. Para finalizar a programação, no dia 27 está agendada ação educativa em semáforos da Capital.

Central
A Central de Transplantes de Goiás foi criada em 1998 e é vinculada ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Desde então já foram realizados mais de doze mil transplantes, principalmente de córneas e rins. Atualmente, a espera para transplantes de órgãos é de 1.212 pessoas. Foram realizados este ano, até julho, 511 transplantes, sendo 456 de córnea e esclera (tecido do globo ocular), 23 de medula óssea, 30 de rim e 2 de pâncreas/rim.

Fonte: Goiás Agora

Categorias: clipping