Com coral de meninas do Cevam, Elen Lara se apresenta em Goiânia

05 de Setembro de 2014, G1 Goiás

cantora

Show traz repertório do CD 'Mulher', terceiro trabalho da cantora goiana. Garotas que vivem em centro vão participar de canção, no Teatro Goiânia.

A cantora goiana Elen Lara apresenta na noite desta sexta-feira (5) o show “Mulher”, mesmo título do seu terceiro CD, no Teatro Goiânia, no Setor Central. Além de canções autorais, ela também interpretará clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), com elementos da bossa nova, samba, chorinho e maxixe. O ponto alto do espetáculo será a participação do coral Meninas em Canto, coordenado pela própria cantora e que tem como integrantes crianças e adolescentes que vivem no Centro de Valorização da Mulher (Cevam), na capital.

As meninas estarão ao meu lado durante a canção ‘Mulher’, tema do meu novo trabalho, que destaca a luta feminina na sociedade, pois elas necessitam de apoio, carinho e merecem todo o respeito enquanto ser humano. Estamos ensaiando há cerca de um mês e as garotas estão afinadas. Será um grande momento”, disse a cantora em entrevista ao G1.

Elen Lara é mestre em música formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e toca instrumentos desde a infância. “Comecei a tocar piano aos seis anos de idade e nunca mais parei. Minha vida é a música e investi mesmo na carreira. Ao todo, tenho quatro formações acadêmicas na área e me preparei muito para chegar até aqui”, afirma.

Sempre com trabalhos independentes, o primeiro CD da cantora, intitulado “Simples Gestos”, foi lançado em 2010. O segundo disco, “Por Você”, ficou pronto em 2012. “De lá para cá, demorei um pouquinho no terceiro disco, que foi lançado em maio deste ano, mas ele foi feito com muito carinho e vai agradar o público que gosta de MPB e, principalmente, da MPB cristã, com canções que tratam de temas religiosos, mas sem determinar uma religião. A minha linguagem é bem popular, tanto que as músicas tocam desde rádios gospel até comerciais”, explicou.

O CD “Mulher” conta com nove músicas autorais de Elen Lara, além da canção “Melodia Sentimental”, do compositor brasileiro Heitor Villa Lobos.

Meninas em Canto
A cantora também é empresária e, ao longo da carreira, sempre voltou o olhar para a questão do voluntariado. “A música é um instrumento capaz de transformar vidas e eu sempre gostei de atuar junto a corais. Já participei de atividades em diversos setores, como lares de idosos, hospitais, entre outros, e nessa trajetória acabei conhecendo o Cevam”, conta.

Elen diz que o trabalho na entidade começou em agosto deste ano. “Também tenho corais em algumas empresas aqui em Goiânia e organizei um grupo para uma apresentação no Cevam, durantes as comemorações do Dia da Mulher, em março passado. Eu já tinha desejo de trabalhar com aquelas meninas e comecei a me integrar nas atividades. Mas foi em agosto que começamos com o coral para valer”, relata.
Atualmente, o coral é formado por 25 meninas, com idades entre 6 a 16 anos. Elas vivem no centro por diversos motivos, mas a maioria é vítima de violência doméstica ou sexual. “Esse contato com a música pode levar muitos benefícios para elas, pois é uma forma diferente de expressão. Sem contar que é uma atividade lúdica, terapêutica e educadora”, afirma a cantora.

Durante o show, as meninas do coral mostrarão sua voz ao lado de Elen Lara, mas a festa também terá participação de outros abrigados do Cevam. “Essa será uma forma maravilhosa de oportunizar a vivência, o sentimento e a oportunidade de estar em um teatro e de serem acompanhadas por músicos profissionais e ter o olhar da plateia. Mas, ao final, todos do centro que estiverem lá serão convocados para subir no palco, pois faço questão de que eles se sintam integrados”, ressaltou.

A presidente do Cevam, Maria Cecília Machado, afirma que o coral proporciona uma experiência nova para as meninas. “Elas estão recebendo a oportunidade de vivenciar uma realidade diferente da que estavam acostumas e podem descobrir seus talentos. Sem contar que a participação no show as faz sentir integradas, pois estarão em meio a pessoas de outras classes sociais. Elas estão muito felizes em saber que também são importantes”, disse ao G1.

A cantora ressalta que o trabalho com o coral está apenas no começo. “Com o tempo vamos ajustando o projeto, conseguindo parceiros e aprimorando cada vez mais. Meu foco é o ser humano que precisa e merece respeito, dignidade e qualidade de vida. Todos merecem um recomeço”.

Plateia Inclusiva
A apresentação no Teatro Goiânia também contará com um projeto chamado “Plateia Inclusiva”, realizado por uma empresa da qual Elen Lara é sócia e com o apoio de parceiros. Segundo ela, um grupo com cerca de 50 pessoas carentes irá assistir ao show gratuitamente. “Essas são pessoas que não possuem condições para acessos a eventos culturais. Aí conseguimos ajuda de alguns parceiros, que farão o transporte delas até lá, e elas terão a chance de conhecer um teatro”, explicou.

Para a cantora, a participação do coral do Cevam e o projeto inclusivo deixa a apresentação ainda mais especial. “Canto música popular e isso tem que estar presente no meu público também. Ter a chance de integrar pessoas ao mundo da música me faz gostar ainda mais do que eu faço, pois sei que meu trabalho pode render bons frutos”, concluiu.

O show “Mulher” será apresentado nesta sexta-feira, às 20h30. Os ingressos custam R$ 20, na inteira, e R$ 10 na meia-entrada, para estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais, funcionários públicos e músicos.

Serviço:
Evento: Show “Mulher”, por Elen Lara
Data: Nesta sexta-feira (5), às 20h30 (venda de ingressos no local começa às 18h)
Local: Teatro Goiânia, que fica na Avenida Tocantins com Avenida Anhanguera, quadra 67 lote 32, Setor Central, em Goiânia.
Informações pelo telefone: (62) 9695-4007

Fonte: G1 Goiás