A Câmara Municipal de Goiânia realiza no próximo dia 19 uma audiência pública para discutir o projeto do vereador Zander Fábio (PSL), que prevê a extinção do Parque Zoológico de Goiânia. O debate acontece das 9 às 12h, no Auditório Carlos Eurico, na sede do Legislativo Goianiense. O requerimento para a realização da audiência foi aprovado pela Casa nesta terça-feira (09).

O vereador argumenta que o projeto surgiu em função das denúncias de maus tratos diretos e indiretos sofridos pelos animais, e também de ocorrência de possível tráfico de animais e experimentação científica; da contaminação do lençol freático da região e do próprio risco à segurança dos visitantes e da comunidade, em razão da estrutura do local e da incompatibilidade da área em que se faz situado. 

A proposição prevê que o Zoológico deve ser extinto no prazo de 12 meses a partir da aprovação da proposta, sendo respeitada a readaptação dos animais e a reestruturação ambiental do local.

Zander pede ainda ao Prefeito Paulo Garcia (PT) e ao diretor do Parque Zoológico, Raphael Cupertino, que em função do projeto de lei que legitima a extinção do referido parque, que seja expedida “moratória”, para impedir a cobrança das taxas de entrada e visitação do Zoológico e também a realização de qualquer obra no local.

A proposta quer impedir também a compra, venda, troca, doação, cessão, recebimento e encaminhamento de qualquer animal, até que seja finalizada a tramitação do projeto em discussão, bem como a realização de experiência científica e ou qualquer outro ato médico veterinário que assim possa ser considerado e que imponha risco à vida e integridade dos animais.

Indagações
Em outro requerimento, o parlamentar pede informações ao Diretor do Zoológico, Raphael Cupertino como : qual o custo mensal com alimentação e medicação utilizada para o trato dos animais e quantos funcionários atuam no Parque, qual a qualificação profissional dos mesmos e sua área de atuação no local?

O vereador quer saber também quantos animais compõem o plantel existente hoje, quais seriam as espécies e idade de cada um; em que data teriam sido adquiridos e por qual via se fizera essa aquisição e ainda quantos animais nasceram e quantos vieram a óbito desde o ano de 2009 até hoje e qual seria a data e a causa “mortis” de cada animal.

A direção do Zoológico deve responder a estas indagações até o dia 18/09, data que antecede a audiência. A partir desta data, a direção do parque terá 30 dias para fornecer a cópia dos seguintes documentos: fichas de necropsias e laudos histopatológicos dos animais mortos desde 2009 até a presente data e na falta dos mesmos, laudo do veterinário atuante.

Também deve ser apresentado o último relatório de vistoria e fiscalização realizado pelo IBAMA o último laudo pericial realizado pelo Ministério Público de Goiás, através do CAO do Meio Ambiente; último laudo da Universidade Federal de Goiás-UFG, referente ao controle sanitário do Parque e a conservação das instalações e por último, relatório atualizado das atividades realizadas no Zoológico de Goiânia.