ADAB participa do Congresso de Entomologia em Goiânia

Data: 15 de setembro de 2014

Fonte/Veículo: Portal Seagri

Link direto da notícia: http://www.seagri.ba.gov.br/noticias/2014/09/15/adab-participa-do-congresso-de-entomologia-em-goi%C3%A2nia

Fotos: Ascom Adab

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia , estará presente no XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, que começou ontem (14), no Centro de Convenções de Goiânia, capital do estado de Goiás. Os representantes enviados pela Agência vão coordenar à mesa-redonda "Interfaces entre Pesquisa e Regulação para fins de promoção da Defesa Sanitária Vegetal”, ocorrida hoje (15), e apresentar trabalhos científicos sobre educação sanitária e ácaros fitófagos nos citros.

A proposta da mesa-redonda é discutir a legislação para realização de ensaios de eficácia agronômica, a divulgação de dados sobre ocorrência de pragas e a validação de métodos laboratoriais de diagnóstico, durante o segundo maior evento sobre a ciência que estuda os insetos, sob todos os aspectos, do Brasil.

A coordenadora da mesa, a fiscal Estadual Agropecuária da ADAB e Tesoureira da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Suely Brito, explica sobre os temas apresentados que, mesmo com a frequente demanda experimental no tocante às pesquisas (bioensaios) com inseticidas e acaricidas com fins de registro, muitos profissionais que atuam nessa área desconhecem que as mesmas só podem ser realizadas por instituições credenciadas pelo MAPA e após obtenção do Registro Especial Temporário para Agrotóxicos e Afins (RET). “A concessão do registro está sujeita à aprovação do MAPA, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de acordo com suas competências”, ressalta.

Ela informa que, em relação à divulgação de dados sobre ocorrência de novas pragas no Brasil, a mesma deve ser precedida pela comunicação ao MAPA e, somente após anuência, o pesquisador pode publicar. “Na ausência dessa comunicação, o processo pode ser nefasto para as relações de comércio internacional do Brasil face ao risco das sanções por parte dos importadores. Durante a mesa-redonda outro assunto tratará do suporte que a investigação científica pode conferir aos processos de atualização dos instrumentos legais, no que concerne aos métodos diagnósticos utilizados em programas oficiais de controle, principalmente quando estes auxiliam na confirmação diagnóstica no início das invasões biológicas”, relata.

Esta mesa contou com a participação do coordenador nacional de Agrotóxicos e afins do Ministério da Agricultura (Mapa), Júlio Sérgio Britto, do diretor de Defesa Sanitária Vegetal também do MAPA, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, e do pesquisador da EMBRAPA/CNPMF, Francisco Ferraz Laranjeira.

Apresentação dos trabalhos científicos baianos

Nesta terça-feira (16), a engenheira agrônoma e fiscal estadual agropecuário da Adab, Suely Brito, apresentará dois trabalhos sobre os Ácaros Fitófagos na cultura dos citros, “Edaphic and Climatic Variables Influence on the Infestation Dynamics of Brevipalpus phoenicis (ACARI: TENUIPALPIDAE) in Citrus Orchards” e o “Sazonalidade de Diaphorina citri (HEMIPTERA: LIVIIDAE), Vetor do Huanglongbing na Chapada Diamantina, Bahia: Ameaça Fitossanitária”.

Já no último dia do evento, na quinta-feira (18), o engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário da Adab, Weber Marcilio Aguiar, irá apresentar o trabalho científico no segmento de Educação Sanitária, que tem como título “Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde do município de Dom Basílio, BA, visando a difusão de conhecimentos”.

O evento tem a realização da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fonte:

Ascom Adab