Setembro é dedicado à conscientização da doação de órgãos

Data: 15 de setembro de 2014

Fonte/Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/setembro-e-dedicado-a-conscientizacao-da-doacao-de-orgaos/#sthash.daa4IxSc.dpuf

Fachada HGG nova

O mês de setembro foi escolhido para abrigar uma campanha permanente de doação de órgãos e tecidos. Várias ações estão programadas com caráter esclarecedor sobre a importância do ato voluntário, que pode ser entre vivos ou com a morte encefálica. A cor verde da campanha ilumina prédios públicos e privados  pela doação. Em Goiânia, o verde está na fachada do Hospital Geral de Goiânia (HGG), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), na Assembleia Legislativa,  do Shopping Bougainville e nas faculdades Alves Faria (Alfa) e Salgado de Oliveira.

Nesta terça-feira, dia 16, a Universidade Salgado de Oliveira exibe o filme Feitiço do Coração, para o público da instituição, seguido de uma apresentação teatral e debate sobre o tema. Nos dias 22 e 23, os acadêmicos de medicina da UFG e da PUC-GO vão participar do Curso Diagnóstico e Manutenção do Potencial Doador. Os hospitais Alberto Rassi e de Doenças Tropicais (HDT) também receberão atividades da Central de Transplantes nos dias 24 e 25, respectivamente. Para finalizar a programação, no dia 27 haverá ação educativa em semáforos da capital.

A Central de Transplantes de Goiás foi criada em 1998 e é vinculada ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Desde então já foram realizados mais de doze mil transplantes, principalmente de córneas e rins. Atualmente, a espera para transplantes de órgãos é de 1.212 pessoas. Foram realizados este ano, até julho, 511 transplantes, sendo 456 de córnea e esclera (tecido do globo ocular), 23 de medula óssea, 30 de rim e dois de pâncreas/rim.

Mais informações: (62) 3201-3811