Escola de Veterinária e Zootecnia participa de vacinação contra raiva canina em Aparecida

A meta é atender 80 mil cães em 140 postos de vacinação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com a Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, promovem neste sábado, 27 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Canina. Esta é a 37ª edição da campanha em Aparecida coordenada pela graduação em Medicina Veterinária, envolvendo comunidade e alunos do curso, com o intuito de controlar a disseminação da doença e ainda promover uma integração entre universidade e sociedade.

A atividade faz parte do projeto de extensão Controle da Raiva Animal no Município de Aparecida de Goiânia, a partir de um convênio entre a UFG e o município. Durante a ação, serão montados 140 postos de vacinação, coordenados por 40 equipes volantes. A meta da campanha é vacinar cerca de 80 mil cães, mantendo assim nulo o número de casos da doença, não registrados no município há 13 anos.

Além da campanha de vacinação, o projeto de extensão desenvolve atividades diversas para o estabelecimento de um sistema eficiente de controle da raiva animal, que incluem a localização de abrigos de cães; captura de morcegos, que são transmissores do vírus da raiva; vigilância epidemiológica e educação em saúde animal.