UFG comunica lançamento de livros

Livros serão lançados no dia 8 de outubro no shopping Bougainville

Ocorre na próxima quarta-feira, dia 8 de outubro, o lançamento de dois livros no shopping Bougainville. Um deles é o livro “Filmes do Brasil secreto”, do egresso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (FIC/UFG) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Rodrigo Cássio de Oliveira. O outro, “Césio 137 - O Drama Azul: irradicação em narrativas” é resultado da dissertação de mestrado defendida pela Unicamp pela antropóloga e professora da UFG, Suzane de Alencar Vieira.

O livro “Filmes do Brasil secreto” é uma publicação da Editora UFG e integra a Coleção Prumo, apropriada à iniciação em diversas áreas do conhecimento, com baixos custos de produção. O lançamento será realizado a partir das 18h30, no Lumière Bougainville, com uma programação que inclui a exibição do filme O Príncipe (2002), e uma mesa de debates com o autor, o cineasta do filme, Ugo Giorgetti e o diretor da Cinemateca Brasileira, Lisandro Nogueira.

Já o livro da antropóloga Suzane de Alencar Vieira é uma publicação da Cânome Editorial e  será lançado a partir das 18 horas na Livraria Nobel, no primeiro piso do Shopping Bougainville.

“Filmes do Brasil secreto”

O cinema brasileiro contemporâneo e seu confronto com a conjuntura social e política da virada do século é o mote da obra, um ensaio crítico que articula a análise fílmica com um amplo debate sobre as relações entre arte e sociedade. No livro, o autor destaca o momento em que os dois filmes escolhidos para conduzir o debate – Cronicamente inviável (1999), de Sérgio Bianchi e O Príncipe (2002), de Ugo Giorgetti – expõem seu diagnóstico severo da situação do país. Ao fazer a leitura de imagem e som, o autor mergulha no detalhe, recompõe o movimento de cada filme e a partir da análise da estrutura dramática e da plástica das imagens, evidencia como essas obras, apesar de distintas, afinam-se em seus percursos.

No texto de apresentação, o professor e ensaísta Ismail Xavier afirma que o livro “discute sem ilusões quanto à efetividade do cinema na tarefa de engajar o espectador, dada a condição estrutural de uma arte política que vive o fantasma de sua diluição dentre uma ordem socioeconômico-política que inscreve, em sua própria lógica, um movimento de neutralização da crítica. Dessa forma, com base em métodos sugeridos por autores como o próprio Ismail Xavier, além de Jacques Aumont e Jean-Claude Bernadet, o autor empreende neste livro uma vigorosa busca dos sentidos do desencanto e do niilismo. E aponta, sutilmente, que os filmes O príncipe e Cronicamente inviável são produções que consolidam a ideia de um Brasil que vive “em transe”.

Césio 137 - O Drama Azul: irradicação em narrativas

O livro reconta a história da catástrofe nuclear que ocorreu na capital goiana em 1987, com o rompimento de uma cápsula de Césio 137. “A partir daí, deu-se o início a uma trama de contaminação radiológica que amedrontou toda a população goianiense e com uma repercussão negativa em nível nacional” comenta a autora sobre a obra.

Depois da apresentação da dissertação e para a publicação da obra, a antropóloga lembra que o grande desafio foi conseguir elaborar uma narrativa atraente com novas histórias e testemunhos depois de 27 anos do ocorrido. “Foi feita uma vasta análise com produção literária, artística, fotográfica, audiovisual e jornalística sobre o evento”. Suzane Vieira lembra ainda que, todas as faces do acidente marcaram a história de Goiânia, bem como da energia nuclear e das catástrofes radiológicas no mundo.

Serviço

1 - Assunto: Lançamento da obra Rodrigo Cássio de Oliveira - “Filmes do Brasil secreto”

Data: 08 de outubro de 2014, quarta-feira

Horário: a partir das 18:30 horas