SPOT

Data: 20/10/2014

Veículo: O popular

Versão em PDF

Para reduzir os acidentes e as mortes no trânsito, a ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como a década de ação pela segurança viária. O Departamento Nacional de Trânsito e Conselho Nacional de Educação estabeleceram metas para que as escolas incluam o trânsito nos temas dos projetos pedagógicos. Com 20 anos de atuação na alfabetização infantil, a professora Virgínia Lúcia Madureira Soraggi, formada em Letras pela UFG, criou o Projeto Transitar, cuja proposta é educar brincando. Ela desenvolveu uma cartilha lúdica para que o professor incentive os alunos a exercer a cidadania no espaço público.

 

Quando você começou a criar projetos de educação para o trânsito?

Fui convidada para trabalhar na Coordenação Pedagógica do Programa Educando e Valorizando a Vida, desenvolvido pela UEG. Pude juntar ali minha experiência de mais de 20 anos na alfabetização com a proposta de desenvolver um projeto de educação para o trânsito e aplicá-lo nas escolas públicas. Com a aprovação do Projeto de Lei 5.080 de 2013, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini, a obrigatoriedade de educação de trânsito deverá constar na grade escolar de todo o País.

 

 


O que você propõe no Projeto Transitar?

O Projeto Transitar foi elaborado com a finalidade de despertar o interesse dos alunos pelo tema, com foco na busca por uma sociedade mais solidária e humanista. Proponho atividades lúdicas e prazerosas que poderão ser exploradas juntamente com as matérias da grade escolar, integrando os vários conteúdos ali apresentados.


A partir de que idade uma criança deve ser orientada sobre o trânsito?

A partir do momento em que a criança já tenha o entendimento e o discernimento espacial do ambiente, ela deve ser inserida neste contexto da educação de trânsito. Ela deve entender que existe um espaço próprio para o pedestre e para o fluxo de veículos.


Qual a melhor forma de ensinar uma criança?

Através de conteúdos apresentados em forma de atividades lúdicas (caça-palavras, labirinto, criptograma, cruzadinha, desafio). Oferecendo, a partir de uma visão abrangente sobre o tema trânsito, a oportunidade de o educador inserir o assunto em todas as áreas curriculares.


Elas se mostram interessadas em aprender?

A sala de aula tem sido um desafio aos professores! Manter o interesse dos alunos não é uma tarefa fácil. Utilizar recursos lúdicos e desafiadores é uma forma de manter o interesse dos alunos pelo tema.


Quando se percebe resultados do aprendizado?

Quando a criança recebe o conhecimento sobre as regras básicas do trânsito, ela passa a observar o comportamento daqueles com os quais convive. Com a proposta de “educar brincando”, o educador encontrará meios para incentivar os alunos quanto ao respeito ao próximo e à valorização da vida, permitindo assim que repassem os conhecimentos adquiridos para o seu grupo de convivência.


As escolas são receptivas? O que já foi feito?

O Departamento Nacional de Trânsito e o Conselho Nacional de Educação estabeleceram metas para que as instituições de ensino brasileiras incluam em seus projetos pedagógicos o trânsito como tema transversal às áreas curriculares. As escolas já estão se preparando para atender essas metas, através da capacitação de professores e inserindo também nesse contexto o núcleo familiar do aluno.


Criança aprende pelo exemplo. Como os pais devem agir no trânsito?

Os pais devem sempre estar atentos às atitudes no trânsito, como condutores de veículos e como pedestres. A criança aprende com as ações positivas e negativas dos adultos.

 

PETISCOS

Pintura – A artista plástica Rossana Jardim encerra sua exposição Cicloramas Goiânia Art Déco, hoje, no Museu de Arte de Goiânia, com oficina de pintura para crianças, sócias beneficiárias do Núcleo de Proteção aos Queimados.

 

Livros – Será aberta hoje no Araguaia Shopping uma feira do livro.

 

Bodas – Lindolfo Cintra Filho e Ana Paula Arantes comemoraram quatro anos de casados no Rio Quente Resorts.

 

Pinga – O Cantinho da Pinga é um dos destaques do Museu do Produtor na 51ª Expo-Goiânia, de hoje a sexta-feira.

 Bazar – O Sophistiqué terá uma champanheria, em ação conjunta da Casa do Vinho Francês, Casa Valduga, L’Orange Patisserie e Boulangerie, de 20 a 23 de novembro, no Oliveira’s Place.

Fonte: O popular

Categorias: clipping