Do som do rádio à imagem da TV

Data: 26 de outubro de 2014

Fonte/Veículo: O Popular

26 de outubro de 2014 (domingo)

Pouco depois que se mudou para Goiânia para estudar no Lyceu, no final de 1963, Jackson Abrão tratou logo de procurar emprego. Como tinha experiência como locutor de rádio, candidatou-se a duas vagas de noticiarista, uma na Rádio Universitária, emissora da UFG, e outra na Rádio Brasil Central, do sistema público estadual de comunicação. Foi aprovado em ambas. No teste da Brasil Central, que acabou escolhendo, a voz fina de então proporcionou outro episódio que ele relembra aos risos.

Ao chegar ao prédio da emissora e conversar com o guarda, o tom fino chamou a atenção. Do tipo gozador, o vigilante angariou aqui e ali testemunhas para o teste. Ao sentar-se ao microfone e ler as notícias com tom grave e dicção perfeita, Jackson deixou todos boquiabertos. “Eram umas 15 pessoas. Eu era tão inocente, que só depois de muito tempo fui entender tudo.” A atuação, em pouco tempo, chamou a atenção de outro veterano, o jornalista e hoje colunista do POPULAR, Arthur Rezende.

Era julho de 1964, quando Arthur, então na Rádio Anhanguera, sugeriu que Jackson se tornasse locutor da emissora radiofônica do grupo que editava desde 1938 O POPULAR e criara um ano antes a mais nova emissora de TV do Estado. Convite feito e aceito. Satisfeito com o trabalho do locutor, Rebouças Câmara, um dos fundadores do POPULAR, sugeriu a Jaime Câmara que contratasse Jackson também para a TV. “Foi em outubro, por isso conto a carreira a partir desse mês.” A partir de 12 de outubro daquele ano, telespectadores passaram a conhecer o rosto da voz.

Foi na nova função que a informação passou a ser ainda mais importante na trajetória. Na emissora, poucos anos mais tarde filiada à rede nacional da TV Globo, criada em 1965, Jackson tornou-se, além de apresentador, um jornalista comprometido com a apuração de fatos. Praticamente sozinho ao lado de José Divino, que também continua atuando na equipe da Anhanguera, fazia entrevistas, reportagens e compilava informações para ir ao ar na TV e no rádio. “Quando a TV se tornou afiliada da Globo, a Anhanguera já era líder de audiência, porque produzia conteúdo regional e reproduzia os melhores programas de outras emissoras nacionais”, ressalta.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping