Mobilidade Urbana é tema de livro que será lançado por professora da UFG

"Projeto e Cidade: centralidades e mobilidade urbana" é organizado por Érika Kneib

Será lançado no dia 22 de outubro o livro organizado pela professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), Érika Cristine Kneib, Projeto e Cidade: centralidades e mobilidade urbana. O lançamento será realizado no dia 22 de outubro, às 17:30h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados - localizado no Anexo II do Congresso Nacional, em Brasília, durante o “II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidades para Cidades Sustentáveis”.

Sobre o Seminário

O “II Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Mobilidades para Cidades Sustentáveis”  discutirá as principais questões teóricas e empíricas referentes ao planejamento, à organização, à governança, ao financiamento e às tecnologias para a mobilidade nas cidades, de forma a propiciar e atender a melhoria da qualidade de vida da população. O Seminário é uma iniciativa anual do Programa de Pós-Graduação em Transportes, da Universidade de Brasília - PPGT/UnB.

Para ver a programação completa, acesse o site do evento.

Sobre o livro:

Em um contexto que aponta a necessidade de investigação da estrutura espacial urbana e sua relação com o transporte e a mobilidade, nasceu a pesquisa denominada Identificação de centralidades brasileiras para planejamento da mobilidade urbana sustentável, cujos principais resultados financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) conformam os produtos deste trabalho, que envolveu quatro equipes nacionais.

O trabalho tem por objetivo pesquisar os elementos que conformam a estrutura espacial das cidades brasileiras – os centros e subcentros urbanos - e sua relação com a mobilidade urbana sustentável, para embasar a elaboração de políticas públicas voltadas à melhoria da mobilidade nas cidades brasileiras. Almeja-se que os métodos, as análises e os produtos aqui apresentados possam contribuir, de forma pragmática, com técnicos, gestores e pesquisadores, na identificação da estrutura espacial urbana de cidades e regiões, assim como na elaboração de políticas de ordenamento territorial e mobilidade urbana.

Sobre a autora:

Érika Cristine Kneib é arquiteta urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Goiás (UFG), no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Pesquisa temas relacionados à mobilidade urbana; planejamento urbano e de transportes; centralidades urbanas; transporte coletivo; acessibilidade; polos geradores de viagens e análise espacial. Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília (UnB), Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes. Ministrou aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UFT.