Ministra abre Fórum da Igualdade Racial

Data: 01 de novembro de 2014.

Veículo: Diário da Manhã

Link direto: http://www.dm.com.br/texto/195924-ministra-abre-forum-da-igualdade-racial

Terceiro Circuito é uma atividade organizada pela Prefeitura de Goiânia

A ministra de Estado da Secretaria Especial de Políticas da Igualdade Racial, Luiza Bairros, abre, segunda-feira, 3, às 10h, em Goiânia, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado no Campus 2, Conjunto Itatiaia, a Conferência Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Cultural.

O fórum, denominado Terceiro Circuito da Igualdade Racial, é uma atividade da Secretaria de Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia, cuja titular é a professora Ana Rita. O circuito será aberto, às 9h, hoje, com uma caminhada. O roteiro é da Praça Cívica até a Praça do Bandeirante. A ação é classificada como Negritando, com intervenções urbanas, explica a organizadora.

Às 13h, no tradicional Mercado Municipal da Rua 74, Bairro Popular, haverá uma apresentação musical do grupo "Os neguinhos". É o 'sábado afro', observa a coordenadora das atividades da comunidade afrodescendente. Um mural interativo com imagens de crianças e de adultos ficará exposto, de hoje até o dia 15, no Cmei do Residencial Itamaracá, conta.

Nesta segunda-feira, compõe a programação a dramatização da peça Menina Bonita de Laço de Fita, na Escola Municipal Dalísia Dolles, instalada no Residencial Goiânia II. Preto no branco: o Terceiro Circuito da Igualdade Racial prevê uma mesa-redonda, terça-feira próxima, com Jurema Pinto Werneck, coordenadora-geral do Criola, Raça e Etnia, às 9h, no Campus 2 da UFG.

Um documentário sobre a época da escravidão no Brasil vai ser exibido, quarta-feira, 4, no Cmei Dra. Marizete, Bairro da Vitória. Mais: Ana Rita informa também ao Diário da Manhã que terá, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no mesmo dia, uma introdução às relações étnico-raciais. "Assim como a oficina ‘O poder dos tecidos’, adianta a secretária municipal.

Quinta-feira, 5, reserva ato especial em prol da saúde da população negra, relata. Local: Centro Integrado de Medicina e Ação Social (Ciams) do Jardim América. Entre os dias 6 e 8, a Secretaria de Igualdade Racial programou, para o Planetário da UFG, o seminário Mulheres Negras: combates teóricos e políticos. A aberta será dia 6, às 19h, com o Grupo Africanto.

Nelson Mandela

A biografia de Nelson Mandela, líder da resistência ao Apartheid, regime de segregação social e racial, e presidente da África do Sul, já morto, entra na pauta no dia 7. Uma roda de conversa, na Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), faz parte da agenda. O encerramento do circuito será no Espaço Cultural da Adufg, com Placa de Ações Afirmativas.

Fonte: Diário da Manhã

Categorias: clipping