I Espaço Saúde UFG oferece atendimento à comunidade

Evento integra atividades do Conpeex e vai acontecer no estacionamento do Araguaia Shopping no dia 4 de novembro

No dia 4 de novembro das 8h às 17h30 o estacionamento do Araguaia Shopping será palco do I Espaço saúde Universidade Federal de Goiás (UFG). Dez estações serão montadas no local para orientar a sociedade em geral sobre hábitos saudáveis e prevenção e tratamento de diversas doenças, além de realizar consultas com médicos, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de educação física.

Professores, alunos e técnicos administrativos da UFG integram a equipe que vai trabalhar no projeto de extensão, coordenado pelo professor da Faculdade de Enfermagem (FEN) Marcos André de Matos e pela professora Claci Fátima Weirich Rosso da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Segundo a organização do Espaço “o projeto partiu do pressuposto que a universidade possui o compromisso de gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber com vistas a promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”. O I Espaço Saúde é parte da programação do 11° Congresso de Ensino, Pesquisa, e Extensão (Conpeex), a ser realizado entre os dias 3 e 5 de novembro nas regionais Goiânia e Jataí.

Confira o que será oferecido nas estações:

Estação I:

- Verificação de pressão arterial;

- Análise de circunferência abdominal;

- Análise de Índice de Massa Corpórea (IMC);

- Atividade física e nutrição;

- Espirometria;

- Tabagismo;

- Etilismo;

- Glicemia capilar;

- Acuidade visual;

- Prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT);

- Distribuição de folders educativos.

Estação II:

- Testagem rápida para hepatites B e C, HIV e sífilis;

- Distribuição de preservativos;

- Vacinação contra tétano, difteria, febre amarela, hepatite B, influenza, sarampo, caxumba e rubéola;

- Sexualidade humana e DST;

- Prevenção de Doenças Crônicas Transmissíveis (DCT);

- Distribuição de folders educativos.

Estação III:

- Avaliação bucal;

- Educação em saúde bucal.

Estação IV:

- Orientações sobre transplantes,

- Exame das mamas e orientações sobre o auto-exame de mamas.

Estação V:

- Atividades de qualidade de vida.

Estação VI:

- Atividades de saúde mental.

Estação VII:

- Apresentação cultural.

8- Estação VII:

- Prevenção e controle de infecção hospitalar e comunitária nos serviços de saúde.

9- Estação IX:

- Distribuição de brindes.

10- Estação X:

- Consulta com enfermagem, nutrição, educador físico e medicina.