Prova de Fogo

Data: 07 de novembro de 2014

Veículo: Diário da Manhã

Nesse fim de semana toda a preparação dos candidatos é colocada em xeque. Nervosismo e os famosos “brancos” acompanham os estudantes ao Exame Nacional do Ensino Médio

Começa hoje em 1,7 mil cidades brasileiras a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Os 8,7 milhões de candidatos inscritos terão quatro horas e meia para realização da prova. Amanhã, serão cinco horas e meia, incluindo neste período a redação. Uma boa média é essencial para garantir acesso ao ensino superior em uma das 115 universidades públicas do País, que adotaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nota ainda pode ser utilizada para obtenção de bolsas, de 50% ou integrais, em faculdades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Em Goiás, 268.856 goianos disputam a mobilidade acadêmica.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das instituições de ensino que vai aproveitar, este ano, a nota do exame, através do Sisu, como um dos poucos meios de ingresso ao local. Mas, e se na hora da prova, seja por nervosismo ou excesso de informação a cabeça, der um “tilt” na memória – aquele famoso “branco”? Especialistas dão dicas “valiosas” sobre como tentar evitar esquecimentos e manter a calma durante a prova.

A psicóloga Núbia Soares recomenda exercícios respiratórios, como uma das formas, para se acalmar. “Puxe o ar pelo nariz e, em seguida, solte-o bem devagar pela boca para sua respiração ficar mais longa e a frequência cardíaca diminuir. Após se tranquilizar, a concentração também vai normalizar”, garante.  

Caso não consiga se lembrar da resposta de determinada questão, o que é comum em momentos de adrenalina como este, passe para próxima pergunta, alerta a psicóloga. “Com isso, o cérebro não se sentirá pressionado com aquela informação e poderá retomá-la posteriormente. O branco não é prejuízo de memória. Se aluno estudou o conteúdo, as chances de recuperar a questão é grande”, salienta Núbia.

Alerta

Contudo, os candidatos ao Enem devem ter agilidade com as questões da prova. É o que diz o professor Eli Carlos Guimarães. “O aluno terá, em média três minutos por questão e essa é a primeira coisa que precisa ter em mente e controlar. A segunda dica é que deve respeitar a gradação de dificuldades das questões. Qual é a ideia? Leio a questão, tenho facilidade, resolvo, se leio e tenho dificuldade, devo saltar. Isso para que o aluno não fique preso na questão nos sentido de perder tempo”, alerta o educador em entrevista à Agência Brasil.

É importante que o candidato esteja ciente de que ele não esqueceu o conteúdo e as informações estão em seu cérebro, mas quando der um “branco” na memória, não precisa entrar pânico, pois as questões fogem temporariamente, frisa a psicóloga Neusa Barcelos. “É fundamental também que o candidato tenha tido uma boa noite de sono nos dias que antecedem o exame, especialmente na véspera. O sono tem efeito relaxante e indispensável para que o conteúdo torna-se duradouro na memória”, recomenda.

Outra dica do professor Guimarães é que logo na leitura, o candidato identifique o que está incorreto nos itens da prova e sublinhe. “Se acha alguma coisa errada ou dúbia, deve grifar, porque chama a atenção. No Enem, ele terá que marcar a opção correta, a prova não tem como prática que o candidato assinale a opção incorreta. Então, é interessante que o aluno dê algum destaque para o que está errado, porque elimina logo”, indica.

Importante saber

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Como serão aplicadas as provas:

Hoje (sábado)

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

  • Tempo para a prova: 4h30

Amanhã (domingo)

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

  • Tempo para a prova: 5h30

Fique atento

  • Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h, visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões.

  • O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. E levar o caderno de questões somente nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Se descumprir essas regras, será eliminado.

O que posso levar e o que não levar no dia da prova?

  • É preciso levar documento original com foto e caneta preta de corpo transparente. Lápis e caneta azul não serão admitidos na correção da prova. Além disso, fica proibido o uso de borrachas, celulares, relógios, bonés, livros, anotações, armas de qualquer espécie e outros que não se fazem necessários no dia da prova.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

  • O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo MEC para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio.

  • Como ele serve de porta de entrada ao ensino superior?

Além de ser um vestibular nacional de uma série de universidades públicas. Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever nos programas de acesso a universidade: Sisu, Prouni, Fies e Ciências sem Fronteira.

  • Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo governo federal para selecionar alunos de escolas públicas e privadas para umas das 115 instituições públicas de ensino superior.

  • Para que serve o Prouni?

Este programa oferece bolsas de estudo parciais, de 50%, e integrais, a estudantes de baixa renda. Para participar, o aluno precisa ter tirado no mínimo 400 pontos no Enem.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Fonte: Diário da Manhã

Categorias: clipping