Conheça a redação nota 1000

Data: 08/11/2014

Veículo: O Popular

 

 

Ricardo Rafael

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Depois de cursar por três anos Engenharia Civil em uma universidade pública, Vittor Hugo Espíndola, de 20 anos, decidiu abandonar o curso e vai tentar uma vaga para Engenharia de Petróleo

Quase 60% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já concluíram o ensino médio. Criado há 16 anos para avaliar o nível dos estudantes que concluíam o ensino médio nas escolas do País, o Enem agora tem outras utilidades, já que virou requisito para garantir uma vaga em diversas instituições públicas de ensino superior do Brasil, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), que aderiu integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É utilizado ainda para a obtenção de bolsas, até mesmo integrais, em faculdades particulares através do Programa Nacional do Ensino Médio (Prouni).

 


A redação é decisiva no Enem. Professores analisaram para O POPULAR redação que alcançou nota máxima na prova. Confira abaixo a redação e os comentários:
 

A imigração no Brasil

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latinoamericanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Embora o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C.

Esse aspecto contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, entretanto, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão-de-obra e a miséria.

Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental, por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes.  Ademais, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saúde e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.


COMENTÁRIOS 
Escrever corretamente, não fugir do tema, interpretar as informações da coletânea, argumentar, apresentar soluções, ter coesão e coerência. São essas as competências básicas exigidas para a construção de uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que pode garantir ao candidato uma nota maior do que a daquele que tem excelente desempenho nas provas objetiva.

Professores especialistas comentaram para O POPULAR uma das redações que receberam nota máxima no exame. Veja:
 
Rafaella Eleutério – Professora do Grupo Prepara Enem

A priori, observa-se o cuidado com a linguagem, no que tange à competência 1 (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) e à 4 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação). A candidata não cometeu nenhuma inadequação no uso da linguagem padrão formal, exceto ao grafar ONGs com o apostrofo – ONG’s – o que fere a grafia dessa sigla. Os elementos coesivos são muito bem utilizados para encadear a sequência de palavras, frases e parágrafos, e a retomada de termos se dá sem a repetição desnecessária de expressões.

Quanto à abordagem temática, houve pleno entendimento da proposta: buscaram-se avaliar causas e consequências da entrada de imigrantes no Brasil atualmente, e não a saída de brasileiros de nosso País, o que configuraria a fuga ao tema. As partes constitutivas da dissertação argumentativa foram bem marcadas (introdução, desenvolvimento, conclusão) e a tese (crítica principal do texto), justificada a contento pela aluna.

A nota máxima na elaboração de uma proposta de intervenção se justifica pelo fato de a autora ter percebido a necessidade de inserção do imigrante no Brasil, já que ela própria afirma na tese a urgência de sua adaptação à nova realidade. Gabriela delineia exatamente o que deve ser feito, por quem especificamente e como, para evitar os problemas mencionados ao longo da redação, mostrando que mais de uma atitude é necessária para fazer com que a imigração torne-se viável e não um fardo a nossa sociedade. O discurso de respeito e assistência corrobora com êxito o grande marco desta prova: o de não ferir os direitos humanos, pois a sociedade carece de tolerância.

 
Péricles Polegatto - Professor Sistema COC de Ensino

A redação, apesar de pequenos erros de ortografia (latinoamericano, mão-de-obra, ONG’s), conseguiu nota máxima por ser um texto centrado no tema, sem desvios desnecessários, sem tom apelativo, mantendo a clareza, a argumentação consistente, bem defendida com exemplos reais. Um texto bem estruturado, com começo meio e fim, conforme se espera dos textos técnicos e com funções comunicativas, apresentando, inclusive, sugestões às autoridades públicas com relação à abordagem da questão da imigração em nosso país.
 

Comentários Inep

O texto demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal e não apresenta problemas linguísticos, a não ser a falta de acento em “saúde”, sem reincidência em inadequações de grafia. Demonstra também que a proposta de redação foi compreendida e que o tema foi desenvolvido dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O texto é objetivo e impessoal. A redação organiza-se em quatro parágrafos bem construídos. Na introdução, o texto alude ao fato de muitos brasileiros terem emigrado  na década de 1980 e afirma que agora houve uma inversão de fluxo. As ideias são desenvolvidas esclarecendo que o Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, houve um aquecimento econômico e a classe C tem tido acesso a maior nível de consumo. Essa imagem positiva atrai imigrantes, mas favorece a exploração da mão de obra.

O texto apresenta como conclusão uma proposta ampla e abrangente de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: intervenção governamental e fiscalização sobre empresas que empregam imigrantes. Propõe também campanhas para fomentar o respeito aos que vêm de fora e sugere a assistência aos novos cidadãos, por meio de políticas públicas que assegurem acesso à saúde e à educação. As propostas são coerentes com as ideias desenvolvidas no texto.

 

Fonte: O Popular

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