Uma orquestra jovem

Link da matéria: http://www.dm.com.br/texto/196900-uma-orquestra-jovem

Crianças, adolescentes se apresentam no Teatro Basileu França

Johny Cândido

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) apresenta hoje, às 20h30, no Teatro Basileu França, o show Pop Hits In Concert. Músicas de grandes artistas, como Michael Jackson, Guns N’ Roses, David Guetta, Psy e outros, fazem parte do repertório. Os ingressos podem ser adquiridos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro.

O Maestro Andreyw Batista, que rege a orquestra é adjunto da OSJG, formado em música pela Universidade Federal de Goiás, Curso de Regência Orquestral com os Maestros Neil Thopson, John Farrer e Emílio de Cesar.

A orquestra

Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás oferece a crianças, adolescentes e jovens o contato com o universo da música sinfônica. O trabalho abrange alunos iniciantes até o nível que possibilita seu ingresso em grupos profissionais. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, é dividida em quatro grupos, totalizando 180 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades tem sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional.

Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia, e sua Região Metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás. Tem executado diversos espetáculos de ópera e balé anualmente, tais como Quebra-Nozes, Giselle, Carmina Burana e Carmen. Realizou espetáculos em importantes salas de espetáculos do País, tais como o Teatro Levino de Alcântara em Brasília (DF), o Teatro Coliseu em Santos (SP), o Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão (SP) e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).

Com o apoio da Endesa Cachoeira e do governo de Goiás realizou, em outubro e novembro de 2011, uma turnê de 8 concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada). Em 2013 participou do Festival Villa Lobos em Caracas, na Venezuela, atuando junto a Orquestra Sinfônica Juvenil de Caracas no Teatro Tereza Carreno, sob a regência do maestro Dietrich Paredes.

Em Setembro de 2014 realizou uma turnê de 4 concertos na Alemanha, atuando no Beethovenfest de Bonn, além de concertos nas cidades de Dusseldorf e Langenfeld. Em seus espetáculos a orquestra tem se associado a nomes de destaque nacional e internacional, tais como, Sebastian Manz, Julian Steckel, Gottfried Engels, Luigi Sferrazza, John Farrer, Renato Borghetti, Yamandu Costa, Emílio de César, Laércio Diniz, Luciano Pontes, dentre outros. O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo governo de Goiás no ano de 2005. Desde 2009 é parceiro da empresa Endesa Cachoeira em vários projetos e parcerias, levando concertos didáticos a diversas cidades do interior de Goiás, e também a outras cidades do Brasil.

Fonte: Diário da Manhã

Categorias: clipping