Projeto internacional traz mostra de vídeos à Uniso

Data: 11/11/2014

Fonte/Veículo: Portal G1

Link da matéria: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/especial-publicitario-uniso/platb/2014/11/11/projeto-internacional-traz-mostra-de-videos-a-uniso/

Onze universidades brasileiras, entre as quais a Universidade de Sorocaba (Uniso), que sediará parte das atividades, estarão na segunda edição do Human Connection Project, evento que contará com palestras sobre cultura japonesa e diversas ações culturais, como uma mostra de vídeos produzidos por grupos de pesquisadores das instituições participantes. O HCP é um projeto interdisciplinar voltado ao estudo das novas formas de se lidar com o conhecimento, propiciadas pelas tecnologias da comunicação.

Durante cerca de um ano, professores e estudantes das instituições parceiras realizaram pesquisas para a produção de um vídeo de cinco minutos, que deveria utilizar cinco imagens pré-selecionadas, um som e abordar temas da cultura japonesa. O desafio era estabelecer uma conexão entre as imagens e criar uma narrativa que desse sentido ao conjunto desses elementos. Essa experiência vem ilustrar o centro da discussão proposta pelo Human Connection Project, que se refere às possibilidades de conexões entre conhecimento e tecnologia.

A principal referência do projeto é a metodologia aplicada pelo professor Shigehisa Kuriyama, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Há alguns anos, quando tecnologias, como a internet, acenavam com novas possibilidades de interação em sala de aula, o professor inovou o formato de suas aulas ao introduzir o ambiente virtual para compartilhamento de conteúdo e a produção de vídeos pelos alunos, como forma de avaliação.

O Human Connection Project nasceu em 2013, quando o próprio Kuriyama convidou a professora Cecilia Noriko Ito Saito, que é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, para desenvolvê-lo. Na época, Saito finalizava seu primeiro Pós-Doutorado, na PUC-SP, em Comunicação e Semiótica. Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD), a docente estuda atualmente a problemática das mídias digitais e seu impacto nas relações e nas formas de produção do conhecimento, e desenvolve o Human Connection Project como parte dessa discussão.

Exibição de vídeosA Uniso participará com três vídeos, cujos projetos foram coordenados pelas professoras do Programa de Comunicação e Cultura, Tarcyanie Cajueiro, Monica Martinez e Miriam Cristina Carlos Silva, e Alda Romaguera, do Programa de Educação. As demais instituições participantes são UFAM, UFBA, UEFS, UFG, UnB, USP, UFSCAR, PUC-SP, UFSC e UCS.

O evento será realizado de 16 a 18 de novembro e a Uniso sediará as atividades somente no dia 17, quando serão exibidos os vídeos do projeto, das 14h às 17h30, no auditório do Bloco F, na Cidade Universitária, com entrada aberta ao público. Mais informações podem ser obtidas no endereço hikikomorismos.blogspot.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Universidade de Sorocaba

Fonte: Portal G1