Professor trabalhou tema de redação

Data: 11/11/2014

Fonte/Veículo: O popular

O tema da redação das provas do Enem, aplicadas no último final de semana, foi A publicidade Para Crianças no Mundo. A prova apresentou três textos de apoio e pediu discussão sobre resolução aprovada em abril de 2014 que considera abusiva a publicidade direcionada a esse público. Diretor de uma escola de ensino médio e preparatória para o exame nacional, Marcos Araújo destaca que a escolha desse tema mostrou que o Enem está atento ao que acontece no País e no mundo e deixou o trivial de lado. “Muita gente achou que questões ligadas à água estariam na pauta”.

Professor Marcos Araújo acrescenta que ler jornais, sites e revistas se torna fundamental. “E não é só nos meses ou dias que antecedem as provas, mas sempre. Esse tema, por exemplo, passou a ser discutido ainda em abril e passou pelo menos quatro meses em alta”. Professor de redação há mais de 20 anos, Wellington Lemes Coelho “acertou” o tema e trabalhou essa questão no mês de agosto com os alunos de três escolas, onde dá aulas. “O que fiz foi propor um tema atual e instigante”.

Ele diz que temas como a escassez da água, por exemplo, não seria escolhido pelo amplo debate. “Muitos alunos chegariam com o texto pronto. E não é esse o foco do Enem, que propõe discussão de temas relevantes. E o resultado disso é mais perceptível quando o aluno não tem contato prévio com os temas”. O professor afirma que, fugir do trivial aumenta a qualidade dos debates e eleva o nível das discussões em sala de aula. “Exatamente pela cobrança do que não é banal, os professores precisam variar nas salas de aula e os alunos precisam trabalhar a compreensão do mundo e do que acontece nele”.

Vagas

De 63 universidades federais brasileiras, 48 trocaram o vestibular próprio pelo Enem. Algumas instituições usam a nota como parte do processo. Em outras, a avaliação é a responsável pela conquista da vaga, como no caso da UFG. Em janeiro, a nota do exame deste fim de semana será utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Fonte: O popular

Categorias: clipping