Oportunidades iguais

Data: 11/11/2014

Fonte/Veículo: O popular

Criado em 1999, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se consolidando ano a ano no Brasil como importante porta de entrada para as universidades gratuitas, conforme revelam os números do MEC. Para as provas realizadas neste fim de semana, havia 8,72 milhões de inscritos (268,8 mil deles em Goiás), um crescimento de 21,5% em relação a 2013.

Até 2016, todas as universidades federais terão de disponibilizar ao menos 50% de suas vagas para preenchimento pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo MEC em 2009, que utiliza as notas do Enem.

Algumas instituições federais já extinguiram seus vestibulares, caso da Universidade Federal de Goiás (UFG), que pela primeira vez em sua história preencherá 100% das vagas pelo Sisu. Com o sistema, o Enem facilita a vida do aluno do ensino médio, que não precisa viajar pelo País para prestar vestibulares em várias universidades federais ou estaduais. Além disso, o exame tornou mais democrático o acesso para os estudantes das escolas públicas.

Atualmente, 85% dos concluintes do ensino médio no País estão na rede pública. Muitos deles sequer prestavam vestibular, porque não se sentiam em condições de aprovação. Com o Enem, a concorrência torna-se mais justa, pois há mais vagas em oferta. Assim, uma grande massa de jovens à margem do ensino superior conquista a chance de continuar os estudos.

Fonte: O popular

Categorias: clipping