Nota, só mesmo em janeiro

Data: 13/11/2014

Fonte/Veículo: O popular

Inep divulga respostas oficiais do exame, mas ainda não é possível avaliar resultado

Cristiane Lima 13 de novembro de 2014 (quinta-feira)

Mesmo com a divulgação das respostas oficiais dos quatro tipos de provas aplicadas no sábado e no domingo durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda não é possível saber a nota alcançada por cada candidato. Isso porque, o método de cálculo utilizado permite que alunos com a mesma quantidade de erros e acertos, tenham resultados diferentes. As notas oficiais só serão disponibilizadas a partir de janeiro, em data ainda não definida.

Até lá, a dica é ficar tranquilo. Professor de física e diretor de colégio de ensino médio e preparatório para o exame, Regis Guimarães diz que não adianta conferir os gabaritos agora. “Muitos colégios e professores já fizeram isso no dia da prova. Pouca ou nenhuma variação foi identificada entre os resultados. O desempenho de todos os alunos em cada questão é levado em consideração no cálculo das notas e a única coisa que o aluno tem a fazer nesse momento é esperar.”

Coordenador editorial da Rede Omnia, Adriano Lesme explica que a nota do Enem em cada área não representa o número de questões que ele acertou. “A nota vai depender da consistência das respostas, de como se saiu em questões fáceis e difíceis, além do resultado geral dos candidatos.”

A TRI, segundo Lesme, impede que os alunos tenham resultado em cima de acertos casuais. Ele explica que a medida de proficiência da TRI leva em conta o padrão de respostas do aluno. “Por exemplo, dois alunos com mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, considerando que terá o melhor resultado aquele que apresentar respostas mais coerentes.”

E diferente de provas comuns, Lesme destaca que em cada uma das quatro áreas avaliadas as questões são classificadas pelo grau de dificuldade. “Mas não é possível saber qual a classificação das questões. Se sairá melhor que esteve mais bem preparado.” Com o gabarito em mãos, o candidato pode calcular apenas o aproveitamento. A cada dia, os alunos responderam 90 questões. Saiu-se bem quem acertou mais de 60. Quem chegou perto de 70 e 80, poderá ter mais chances em cursos concorridos. “Mas tudo vai depender do desempenho de todos os candidatos em cada questão. Ainda é cedo para saber se a quantidade de acertos foi ou não satisfatória”, afirma.

Redação

Adriano Lesme explica que, no Enem, cada uma das redações é lida e avaliada por dois corretores. Além do domínio da norma padrão da língua portuguesa, o aluno deve mostrar que compreendeu a proposta de redação, é capaz de selecionar e organizar as informações no texto, além de ter bons argumentos. Os avaliadores também verificam se o candidato apresentou uma solução para os problemas abordados.

UFG

Em janeiro de 2015 será aberto o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A data ainda não foi definida e depende da divulgação do resultado do Enem. Mas pela primeira vez, 100% das vagas da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão preenchidas pelo sistema. Em 2014, apenas metade das vagas haviam sido disponibilizadas para essa modalidade. De 63 universidades federais no País, 48 já utilizam o Enem como principal método de ingresso.

Presidente do Centro de Seleção da UFG, Wagner Wilson Furtado explica que, apenas com as notas nas mãos, cada interessado em cursos da instituição poderá se candidatar. “O sistema do Sisu calcula automaticamente a colocação do aluno. Apenas candidatos a cursos que exigem a Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos, o VHCE, tem a seleção realizada pela UFG.

Fonte: O popular

Categorias: clipping