Exposição -Diversidades Contemporâneas

Data: 13/11/2014

Veículo: O Popular

Mostra Adensamento e Expansão: Arte Contemporânea Acervo CCUFG abre hoje no Centro Cultural UFG

Desenhos, pinturas, serigrafias, objetos, esculturas, instalações, colagem e vídeo-arte compõem a exposiçãoAdensamento e Expansão: Arte Contemporânea Acervo CCUFG, que abre hoje, às 20 horas, no Centro Cultural UFG. São 52 obras recentemente incorporadas pela instituição, de 20 artistas de vários Estados e de outros países como Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Cuba. Também participam da mostra dois coletivos, EmpreZa, de Goiânia, e Corpos Informáticos, de Brasília.

A mostra, com entrada franca e curadoria do artista plástico Carlos Sena, diretor do CCUFG, fica aberta para visitação até 20 de dezembro e reabrirá em março de 2015, após o período de férias escolares. Segundo Carlos Sena, foram reunidas obras de nomes de relevância histórica para o desenvolvimento da arte contemporânea em Goiás e de artistas brasileiros e internacionais, jovens promissores ou experientes e consagrados, que contribuíram para os debates artísticos.

Nosso programa de formação de acervo da universidade busca ampliar a representação das linguagens e as fases poéticas dos artistas com o intuito de estabelecer diálogos entre produções de diferentes territórios e de acompanhar as constantes alterações da arte hodierna. Estamos construindo uma coleção muito densa e de peso com renomados nomes”, comenta Carlos Sena.

Fazem parte dessa coleção trabalhos dos artistas Angelo Venosa (RJ), Almandrade (BA), Camila Soato (DF), Carpio de Morais (DF), Chantal duPont (Canadá), Cristina Canale (Alemanha), Daniel Senise (RJ), Eliane Prolik (PR), Gê Orthof (DF), Jaime Bennati (EUA), Leda Catunda (SP), Marina Boaventura (TO), Raquel Nava (DF), Ruslán Torres (Cuba), Valéria Pena-Costa (DF) e Virgílio Neto (DF). Os goianos Enauro de Castro, Fernando Costa Filho e Rodrigo Godá participam do acervo.

Das obras, quatro foram doação do prêmio Sesi Marcantonio Vilaça, em projeto do professor e atualmente secretário de cultura Aguinaldo Coelho. Foram adquiridas peças de Angelo Venosa, de 2012, Sem Título, técnica em acrílico, de Daniel Senise, o Biógrafo III, de 2013, acrílica e resíduos de cola de tecido sobre placa de alumínio, de Leda Catunda, Quatro Lagos, de 2005, acrílica sobre veludo, tela e plástico, e de Cristina Canale, Poodle & Co., de 2008, técnica mista. “Com esses nomes enriquecemos a produção do nosso acervo de trabalhos dos anos 80”, avalia Carlos Sena.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping