Fapeg sedia treinamento do Peiex

Data: 12/11/2014

Veículo: Goiás Agora

Link da Matéria: http://www.goiasagora.go.gov.br/fapeg-sedia-treinamento-do-peiex/

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza até esta quinta-feira, dia 13 de novembro, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), treinamento para os extensionistas que trabalharão no Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex). Entre os participantes estão docentes da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e técnicos da Fapeg e da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC).

Participaram da abertura do treinamento, que aconteceu nesta terça-feira (11), a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, o superintendente da SIC, Danilo Ferreira Gomes, o diretor Científico da Fapeg, Albenones José de Mesquita, o assessor de Negócios Internacionais da Apex Brasil, Leonardo Deppe, o analista de Negócios Internacionais da Apex Brasil, Rafael Freitas, e a coordenadora do Núcleo Peiex da SIC, Alessandra Gomes. O objetivo principal do curso é subsidiar de informações os extensionistas para que eles atuem na capacitação das empresas para a exportação.

Em Goiás, o Peiex é uma parceria entre Fapeg, SIC, Apex Brasil e UFG, por meio da Face. Está é a segunda edição do programa no estado, que é desenvolvido desde 2009 pela Fapeg, porém, foi consolidado a partir de 2012 com a sistematização dos trabalhos iniciados antes de 2011 e a participação da Universidade Federal de Goiás e da Secretaria de Indústria e Comércio. “O primeiro Peiex de Goiás foi tão bem sucedido que, no fim do ano passado, a Apex nos procurou querendo investir mais R$ 425 mil nesta ação de modernização e capacitação empresarial para a exportação por meio de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas”, afirma Zaíra Turchi.

Peiex

O Peiex é um projeto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com a Apex Brasil que visa capacitar micro, pequenas e médias empresas para a exportação. Após a capacitação, essas empresas tornam-se aptas a participarem das ações de promoção do comércio externo da Apex Brasil.

São focos do programa incrementar a competitividade das empresas, disseminar a cultura da exportação, ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e setor privado, além de introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas nas empresas, entre outros.

Este novo convênio prevê o atendimento de 100 empresas no período de 16 meses. A equipe do projeto é composta por um coordenador, um monitor extensionista, cinco técnicos extensionistas e dois estagiários. Os extensionistas contratados pela Fapeg para atuarem no Peiex são profissionais especializados, com mestrado ou doutorado em áreas como administração estratégica, capital humano, finanças e custos, produto e manufatura e comércio exterior, entre outros relacionados à exportação.

Eles visitam as empresas identificadas com potencial para exportação e apresentam a metodologia do projeto. Após um diagnóstico em que identificam potencialidades e limitações, eles repassam às empresas as ferramentas necessárias para que atuem de forma segura no mercado estrangeiro, expandindo seus negócios.

Fonte: Goiás Agora

Categorias: clipping