Bristol-Myers Squibb anuncia vencedores do Prêmio Aderência LMC 2014

Data: 14/11/2014

Veículo: Maxpress

Link da matéria: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,718592,Bristol-Myers_Squibb_anuncia_vencedores_do_Premio_Aderencia_LMC_2014,718592,9.htm

Projetos dos Estados da Bahia e Goiás recebem prêmio de 15 mil reais cada durante o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2014

A biofarmacêutica global Bristol-Myers Squibb, em parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), anuncia os projetos vencedores da primeira edição do Prêmio de Incentivo à Aderência ao Tratamento da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) durante o HEMO 2014.

Na categoria Programa, a instituição vencedora foi a Universidade Federal de Goiás (UFG) com o trabalho "Intervenção educativa pró-adesão farmacológica", desenvolvido pela Dra. Adriana do Prado Barbosa. O objetivo é melhorar a adesão farmacológica dos pacientes portadores de Leucemia Mieloide Crônica (LMC) em uso de inibidores de tirosinoquinase (ITKs) atendidos no ambulatório de hematologia do Hospital das Clínicas de Goiânia/UFG, de Goiânia.

O programa prevê a exibição de um desenho animado educativo, por meio do qual serão compartilhadas informações para instruir os pacientes sobre a doença e a importância do uso regular da medicação de maneira simples, clara e lúdica, melhorando a relação com os médicos e motivando a levar uma vida normal. "Este prêmio vem coroar um trabalho iniciado em 2007, quando começou a funcionar o ambulatório de LMC no HC-UFG, referência de tratamento desta enfermidade no Estado. Além disto, indica que estamos no caminho certo na busca por melhor adesão medicamentosa na LMC, através da educação do paciente", afirma a Dra. Adriana Barbosa.

Em Projetos, a contemplada foi a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do trabalho "Aspectos biopsicossociais que interferem na aderência dos pacientes com LMC do serviço de onco-hematologia/TMO do Hospital Universitário Professor Edgard Santos/UFBA", apresentado pela Dra. Maria da Glória Bomfim Arruda.

Por meio da identificação dos fatores biopsicossociais que interferem na não aderência aos tratamentos dos portadores de LMC, o projeto visa implantar um programa de seguimento e monitoramento da aderência, e consolidar uma estratégia de cuidado integral aos pacientes portadores de LMC cadastrados no Serviço de Hematologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos, de Salvador, que não aderem à terapia oral com inibidores de tirosinoquinase (ITKs). "Prêmios como este servem de grande incentivo para o estudo científico, especialmente por possibilitar que as equipes assistenciais promovam conhecimento acerca dos seus pacientes", explica a Dra. Maria da Gloria. "Estamos muito felizes pela premiação que servirá de estímulo para o desenvolvimento e execução do nosso estudo."

O Prêmio de Incentivo à Aderência ao Tratamento da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) foi criado com objetivo de incentivar, reconhecer e premiar ações, programas e projetos que contribuam para a melhoria no quadro de aderência de pacientes ao tratamento da LMC no Brasil. A aderência é uma das mais importantes ações compreendidas no trato da leucemia mieloide crônica e um dos maiores desafios na garantia do êxito do tratamento. Nesta edição concorreram ações desenvolvidas por ONGs, Instituições de Saúde, Fundações e Clínicas Públicas e Privadas com o tema "Aderência ao tratamento da LMC - Uma responsabilidade compartilhada".

Sobre a Bristol-Myers Squibb

A Bristol-Myers Squibb é uma empresa biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores que ajudem os pacientes a superar doenças graves. Eleita a melhor farmacêutica pela revista Forbes no ano passado, foi considerada, em 2012, a Companhia Global mais Admirada pela Fortune e ficou em primeiro lugar na lista das 100 Melhores em Cidadania Corporativa, pela revista Corporate Responsability. Para mais informações, acesse o site http://www.bristol.com.br ou o twitter @bmsnews.

MCO Comunicação Empresarial

Jornalista responsável: Maria Cecília Martins

Felipe Moraes
E-mail: felipe.moraes@mcocom.com.br
Fone/Fax: (11) 3231.3132
SP, 14/11/2014

MCO Comunicação Empresarial Ltda
Rua Pará, 76 cj 32 - Cep: 01243-020 - Higienópolis.
Telefone 11 3231.3132

Fonte: Maxpress